terça-feira, 8 de novembro de 2011

Voltando a jogar Tormenta: o que ler?

"Comece pelo começo", Khalmyr
"Ou não", Nimb
Como moderador das comunidades da Dragonslayer e de Tormenta RPG no Orkut e também dos fóruns da Jambô Editora, escuto esse tipo de questão todo o tempo, "estou voltando a jogar Tormenta agora, o que devo ler e em que ordem para voltar a me atualizar?"

Bem, já que estou sem fazer nada na madrugada e já me entupi de cafeína para aguentar até de manhã, decidir responder esta questão de uma vez por todas. Vamos lá? Os livros indicados a seguir já estão na ordem de leitura apropriada, além disso, você pode comprar todos eles na Loja Jambô com frete grátis, bom retorno à Tormenta.

O Inimigo do Mundo: primeiro romance de Tormenta, conta a história da chegada da tempestade que dá nome ao cenário e revela vários segredos importantes. Sua segunda edição traz vários extras legais então aproveite para comprar enquanto não acaba a tiragem de novo. Caso você não consiga acesso à ele, recomendo a leitura do Panteão d20, ainda para o antigo sistema de jogo, para pegar as informações mais importantes que são reveladas no romance.

O Crânio e o Corvo: neste livro várias mudanças na própria estrutura do cenário ocorrem, portanto ele é indispensável, mas nem tão indispensável quanto o próximo livro...

O Terceiro Deus: atualmente esgotado e aguardando reimpressão. Mudanças radicais no cenário ocorrem neste último volume da Trilogia da Tormenta, tornando este o mais importante romance do cenário para se atualizar.

Agora, caso você não seja do tipo que curte romances e prefira tudo mastigadinho, pode esperar mais alguns meses e comprar o Guia da Trilogia. Que terá toda a trama descrita e destrinchada em regras para Tormenta RPG. E falando no novo sistema...

Tormenta RPG: é o novo livro básico do cenário e, apesar de se concentrar nas regras do novo sistema, traz informação importante que você não encontrará em outros livros no momento.

Guerras Táuricas: o mais importante suplemento do cenário até agora, traz toda a história e material de jogo relativo ao polêmico conflito dos minotauros com o resto do Reinado. Indispensável.

Revistas Dragonslayer: muita informação do cenário acaba saindo nas revistas Dragonslayer, especialmente na sessão Gazeta do Reinado, acho que, se você não puder ou quiser adquirir a coleção completa, as edições mais importantes ficam sendo as edições pós-lançamento do Tormenta RPG, ou seja, edição 29 em diante.

Valkaria, cidade sob a deusa: as Guerras Táuricas causaram uma série de mudanças no Reinado, e este suplemento, apesar de se concentrar em possibilitar aos mestres e jogadores rolarem uma campanha urbana, possui uma razoável quantidade de informação sobre o Reinado pós-guerra.

Basicamente, é isto, claro que existem outros livros e suplementos legais além destes que citei aqui, mas não são essenciais para voltar a jogar. Depois que tudo se assentar e você quiser expandir os seus conhecimentos do básico para completo, recomendo muito a coletânea de contos Crônicas da Tormenta, o meu Bestiário de Arton e o Expedição à Aliança Negra.

Um comentário: