domingo, 13 de novembro de 2011

Diário de design "Renascença" ─ dia 29

Irmãos Grimm, eles transformaram lendas assustadoras
em histórias para crianças, e eu aqui tentando tornar
histórias para crianças em lendas assustadoras!
Infelizmente, por um descuido meu, acabei perdendo o prazo de renovação dos livros da biblioteca e só poderei pegá-los novamente dia 17 de novembro. Mas pelo lado bom isso me permitiu correr atrás de novas fontes em outros lugares, como a loja virtual de livros do Google, que apesar de ser uma loja, tem milhares de títulos gratuitos em várias línguas (poucos em português, no entanto), incluindo quase todos os clássicos da literatura mundial.

Entre estes peguei vários livros dos irmãos Grimm, como Grimm's Fairy Tales e Grimm's Goblins, um livro antigo sobre as "raças" indígenas da América e outro sobre a região de Urbino, na Itália, do século XV ao XVII. Todos estes livros tem algo em comum que acho muito importante: foram todos escritos e editados há mais de um século e meio, em pleno século XIX, e carregam várias características que nunca poderia encontrar em livros atuais.

Vamos começar com os irmãos Grimm, porque é a referência mais fácil de explicar, já que todos conhecem pelo menos um pouco dessa fonte. Os contos dos irmãos Grimm trazem um retrato bastante interessante do imaginário alemão e europeu em geral dos séculos que precederam a sua publicação, fazendo um apanhado geral do que se acreditava ser o sobrenatural nesta época, e nem preciso dizer que quero pegar essas referência e transformar em algo que possa usar para o cenário.

Já esse livro sobre as "raças" de índios americanos, ah, essa é apenas para conseguir um retrato fiel do que era o etnocentrismo europeu que, via de regra, ainda perdura até hoje e se transferiu para alguns países fundados aqui pelos seus descendentes (estadunidense que faz intercâmbio na minha universidade não quis acreditar que os "USA" tinham cinco vezes mais pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza do que o Brasil, mesmo comigo apresentando os dados do Banco Mundial, só pra citar). E o mais legal, uma visão etnocêntrica e fundamentada em uma doutrina acadêmica, o que vai ser legal quando for justificar o apoio dos magos humanistas às ações de conquista de seus países em outras ilhas-continente.

Por último temos o livro sobre os duques de Urbino dos séculos XV ao XVII, que vai ter que servir para substituir minha leitura sobre o Renascimento Italiano até o dia 17. O Google Books também tem muitos outros livros legais e gratuitos para baixar, mas os que achei mais interessantes foram estes, vocês por acaso acharam outros mais legais?

Um comentário:

  1. eu tenho a coleção dos contos dos irmãos grimm antigona! acho que era da minha avó ou sei lá. é macabro XD

    ResponderExcluir