quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Diário de design "Renascença" ─ dia 5

Pietá, de Michelangelo
Hoje terminei a leitura d'O renascimento, de Nicolau Savcenko, do qual já tinha falado anteriormente sobre os três primeiros capítulos aqui. De modo geral nos capítulos seguintes Savcenko se dedica extensivamente a descrição da arte renascentista, com as mudanças políticas e econômicas assumindo um papel de mero cenário para as implementações dos grandes pintores e artistas do período.

Nesta leitura pude aprender, no entanto, diversos aspectos que gostaria de destacar aqui e discuti-los com vocês. Em primeiro lugar, o Renascimento, no singular, é uma palavra que precisa ser problematizada: não existiu um renascimento na Europa, existiram vários. Cada um com suas peculiaridades e momento histórico próprio. Eles não aconteceram ao mesmo tempo mas pode notar um padrão de prosperidade econômica e fortalecimento das monarquias como agentes de união nacional, com exceção da Itália que mantêm sua pulverização política apesar do aspecto da prosperidade econômica se manter, como o fio condutor de uma nação para o seu próprio Renascimento.

Mas o que é o Renascimento nessa conjuntura? O Renascimento é uma revolução cultural financiada pela revolução comercial e que acaba levando uma revolução política? Certamente parece ser isto que acredita o autor, embora não tenha ficado claro para mim se a revolução cultural realmente foi a causadora da revolução política ou se esta aconteceu ao mesmo tempo que ela, sendo ambas produto da revolução comercial do século XV.

Mas o que isso quer dizer para o meu e o seu jogo? Bom, em primeiro lugar, que eu preciso decidir sobre que periodização histórica usar para inspirar o clima para o cenário. Existem algumas opções que me parecem mais claras agora, vamos a elas.

  • Séculos XIV e XV. O fenômeno histórico começa no século XIV na Itália e tem seu auge em toda a Europa no século XV. É o tempo da revolução comercial, das grandes navegações, da invenção do relógio de bolso, das inovações técnicas e da difusão e posterior perseguição das idéias humanistas, da formação dos idiomas nacionais e dos próprios estados nacionais. É um período cheio de novas descobertas, fuga das autoridades (ou perseguição de "hereges") e outros conceitos muito legais para um jogo.
  • Século XVI. Decadência das cidades italianas, com a invasão e saque de Roma, da Reforma Luterana, Conquista da Confederação Asteca e do Império Inca, infiltração do calvinismo na Inglaterra, repressão das idéias renascentistas nos territórios espanhóis. Neste período, última fase do fenômeno Renascentista, temos uma Europa já mais homogênea no desenvolvimento cultura renascentista, com cada país já tendo passado ou passando por seu próprio Renascimento. Também é um momento de contra-ataque das forças tradicionais, com eventos como a noite de São Bartolomeu, perseguições religiosas contra as idéias renascentistas, Contra-Reforma, e com a sangrenta Conquista rolando do outro lado do Atlântico. Todos estes conceitos são também muito interessantes de se trabalhar para o jogo.
  • Séculos XVII e XVIII pós-Renascença. A Renascença neste período já se completou, sendo o século XVII identificado como parte do período Barroco, é um período de intenso conflito na Europa, que entre 1562 e 1721 só viveu quatro anos de paz. Basear o jogo nessa época tem suas vantagens e problemas, como esperado. Ao mesmo tempo que você tem todas as mudanças que o Renascimento trouxe para a comunidade europeia já cristalizados, perde-se o clima de descoberta e intensa mudança social, econômica e política do período anterior, já que nesta época essas mudanças já se completaram ou estão no final de seu processo histórico. Por outro lado este é o período clássico de obras como Os três mosqueteiros, que é um dos livros que mais traz inspiração para este projeto, e também de Cyrano de Bergerac e Fanfan la Tulipe.
  • Tudo junto e misturado. Claro que, como estamos falando apenas de inspirações para um mundo ficcional, eu poderia muito bem apenas pegar o melhor de cada período e sintetizar isto para um cenário que seja ao mesmo tempo Renascentista e pós-Renascentista. Afinal, se o Renascimento não é um evento único mas sim um processo histórico de renovação financeira, política e cultural sem uma unidade temporal ou territorial de desenvolvimento, por quê eu devo obedecer a alguma unidade temporal ou territorial?
E aí, pessoal, quais das quatro opções vocês acham mais interessante? Existe uma quinta (ou sexta, sétima, oitava...) opção que não consegui enxergar? Espero a colaboração de vocês, vamos que vamos!

4 comentários:

  1. Séculos XIV e XV tem um "feeling" melhor da coisa, no meu ponto de vista !!!

    ResponderExcluir
  2. Eu ficaria com a última "Tudo junto e misturado", me parece mais versátil,aberta e limita menos o processo de criação. =P

    Acho que de repente pegar os elemento centrais do processo e construir livremente em cima disso :

    - abertura econômica (ocasionada pela descoberta de um continente novo, terras novas ou até mesmo outra "realidade dimensional" (afinal tem magia não tem?)

    - revolução cultural (muita grana permite grande famílias se dedicarem ao mecenato e grandes cidades portuárias são ponto ideal para o encontro de culturas diferentes, portanto novas ideias surgem)

    - política (acho que o dilema fica só entre se o lugar onde os personagens vão agir será parte de um grande estado nacional unificado, como na frança, ou de uma bagunça com várias facções, como na Itália.

    Também se vai ser uma monarquia ou uma república.

    Eu pessoalmente acho que já tem muito RPGs onde o rei é lugar comum. Gostaria de jogar numa república como Florença ou Veneza!

    Mas talvez isso destoe um pouco do que você quer.

    ResponderExcluir
  3. Eu voto no último. Tudo junto e misturado. :D

    Mas... em todos os períodos há um elemento em comum, o poder cultural/inventivo/econômico dos personagens. Acho que precisaria criar mecânicas especificas pra emular isso (como se fossem plugins para o sistema base - você vai fazer pra tormenta, né?), fazer com que esses elementos interfiram de alguma forma na resolução de conflitos, que estimulem o jogador a refletir sobre (e se comportar de acordo com) o tema. Até pra não por a perder sua pesquisa e torná-la apenas uma "decoração dispensável" no jogo - minha opinião, é claro.

    Sem mais, parabéns, é um bom tema para se explorar.

    ResponderExcluir
  4. Cara, fiz uma classe de prestígio pra TRPG, baseada nos mercenários da guarda suíça (?!)

    Saiu depois de uma pesquisada básica.

    Tentei incorporar alguns elementos do combate e das armas da época. Se tiver tempo de dar uma olhada ficaria muito feliz:http://t.co/9QkUl211

    ResponderExcluir