sábado, 15 de outubro de 2011

Diário de design: "projeto sem nome (por enquanto)" ─ dia 1

E aí, pessoal.

Eu sei, eu sei, "Porra, Nume! Cê sai do RPGista para ir pro Blogspot? Tá maluco, rapá?!", sei que é bem peculiar de mim fazer isso. Mas passar um tempo nessa minha ilha aqui é algo que vou precisar fazer para superar algumas adversidades. Mas, ei!, me explicar não é objetivo deste post, sabiam?

Eu gostaria de anunciar que estou trabalhando em uma aventura para Tormenta RPG a ser lançada em formato PDF na RedStore até o primeiro trimestre de 2012. Neste primeiro dia de design da bagaça, estou decidindo as coisas mais básicas. A aventura usará as regras de Tormenta RPG? Yeah, ok. Mas ela se passará em Arton? Não.

Passei as últimas horas desenvolvendo o plot geral da aventura, decidindo os personagens, e pensando um bocado no cenário de fundo da aventura. Ela se passara em uma cidade de um mundo fantástico medieval, mas a cidade em si será um pouco diferente, apresentando elementos renascentistas, com medicina mais avançada, duelistas e mosqueteiros em vez de cavaleiros reais, além de um clima diferente.

Esse clima é algo que acredito que preciso trabalhar para passar bem para o PDF, quero que os jogadores andem pela cidade e vejam cafeterias com damas em belos vestidos, quero que eles combatam em cima de carruagens desgovernadas, desvendem traiçoeiras conspirações e sejam sagrados mosqueteiros do Rei, mas também que sintam o cheiro de bosta de cavalo pelas ruas da cidade e vejam injustiças sociais que os farão pensar sobre o sistema que tentam defender. Pode parecer simples, "Então, pessoal, o cenário tem um clima mais Os três mosqueteiros em vez de O senhor dos anéis, ok?" mas a verdade é que jogador de RPG em geral nunca prestou atenção em Os três mosqueteiros porque estamos jogando D&D e lendo O senhor dos anéis nos últimos 35 anos, não fazemos nem ideia do que é um clima renascentista!

E, sim, isso vale para mim também. Para fazer este projeto direito, em conjunto com pensar as bases da história, criar NPCs, novas regras, talentos e classes de prestígio, estou me preparando para uma verdadeira imersão no tema que pretendo abordar: vou assistir a todos os filmes baseados nos livros do Alexandre Dumas (e do filho dele), além de reler os romances e fazer uma pesquisa sobre o período histórico (ei, essa faculdade de História que estou cursando tem que servir para alguma coisa, certo?). Aliás, se você é um fã do estilo e quiser indicar alguns livros ou filmes para servirem de inspiração, sintam-se à vontade para fazer isto nos comentários.

Sobre o produto em si: inicialmente estou pensando em algo entre vinte e quarenta páginas, por um preço variando de R$ 2,99 e R$ 4,99, conforme o número de páginas e de ilustrações que eu for por nele. E por falar em ilustrações, pretendo convidar meus ilustríssimos amigos Leonel Domingos e Marco Morte para se juntarem a mim no projeto e serem responsáveis pelas arte do PDF. Ainda não decidi quem devo chamar para fazer a diagramação e projeto gráfico, estou pensando no amigo Tiago Oriebir, mas ainda preciso falar com o sujeito para saber se ele teria tempo hábil para tanto. (Diabos! Nem eu sei se vou ter tempo hábil para isso com a faculdade me tomando tanto tempo!).

Para este dia 1 é isto, pessoal, perguntas, sugestões? Este é o nosso canal de comunicação para este e outros projetos meus, então sintam-se a vontade para soltar o verbo.

9 comentários:

  1. Pelo nome do blog, lembrei do "Escola do Nume, Sexy no Jutsu"

    ResponderExcluir
  2. E estes são meus amigos, trazendo histórias constrangedoras de volta dos mortos XD

    ResponderExcluir
  3. Por falar em mortos, vai ter aparição especial do Paladino da Semvergonhice na aventura? =D

    ResponderExcluir
  4. Tenho alguns planos em mente, na realidade um não hahaha vários! Podemos trocar algumas idéias, aventuras estão incluidas no processo!

    ResponderExcluir
  5. Daniel, não sei, a história do Dorovan é bastante ligada a Moreania para que eu desvencilhe ele de lá.

    Phil, entre em contato, uai!

    ResponderExcluir
  6. Aceito o convite, sim. Obrigado, inclusive... não precisei nem me oferecer! :P

    Ah, sim... aparece aqui como Garatuja, né? Sou eu, Leonel. Não sei o que estava na cabeça quando botei aquele nome no blogspot...

    ResponderExcluir
  7. Gostei da ideia do projeto Nume, espero que de tudo certo com este seu projeto.

    Não sei se é porque vi o novo filme do Três Mosqueteiros, mas também to afim de ler os romances do Alexandre Dumas.

    Parabéns pela iniciativa o/

    ResponderExcluir
  8. @Garatuja/Leonel Oba, já temos um ilustrador confirmado pro projeto! (Dois, quando o Marco resolver aparecer). :)

    @Renan e @Bernardo, muito obrigado pelos votos, vou trabalhar muito para corresponder a todas as expectativas do pessoal.

    ResponderExcluir