sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ultimate Campaign me faz querer jogar Pathfinder!

Pathfinder RPG foi um jogo que não atingiu minhas expectativas na sua versão final. Ele pega um problema da 3.5, o fato do sistema ter se tornado complicado demais com vastos subsistemas e contas intermináveis, e o aumenta com ainda mais contas e subsistemas. No fim, para substituir a 3.5, fiquei com Tormenta RPG e suas regras mais simples. No entanto, o próximo lançamento da Paizo quase me faz reconsiderar, pois apresenta muitas das coisas que sempre quis fazer. Me acompanhem rapidamente por alguns dos pontos levantados nesta postagem do blog oficial da Paizo.

9. There's a Table for That. How many siblings does your dwarf character have? What were your parents' professions? What has your alchemist character been up to before you started playing him? What is your relationship to your fellow adventurers? You'll know, because with the background generator, there are tables for all that and much, much, much more.

Yay!

Talvez alguns de vocês fiquem horrorizados com a perspectiva de parte do seu controle sobre a história do personagem ficar nas mãos de alguns dados e tabelas. Mas quando você é o mestre em uma campanha onde o personagem mais bem desenvolvido admite que tem mãe mas não lembra o nome dela sem olhar no histórico de três parágrafos, bem, você vai dar mais valor a um conjunto de tabelas como a que o livro parece oferecer.

8. Build a Legend. The downtime system unlocks awesome new challenges for your character to take on between adventures, like creating a headquarters for your adventures, starting a tavern, or even building a castle. With downtime, use your wealth, influence, and magic to shape your game world like never before.
7. You're the Boss. Downtime isn't just about building structures; it's also about building groups. Once you've constructed a temple to your own glory, you're going to need sycophants to staff it. Cults, mercenary companies, thieves guilds, ships crews, and more are ready and awaiting your orders.

Double Yay!

O bom de um sistema destes é que, de acordo com o que entendi, é o tipo de coisa que pode ser jogada entre o mestre e o jogador, numa mesa de bar na happy hour durante a semana. Legal e prático? Poxa, melhor impossível!

5. It's Going To Be Good To Be the King. Are you the heir to a lost dynasty, seeking to reclaim your throne? Of course you are! And now you can turn your quest into a benefit for your character with story feats, a new breed of feat that helps drive you toward a character objective and that gets even better once you achieve your goal.(...)1. Kneel Before Me! The Kingdom Building rules popularized during the Kingmaker Adventure Path have been revised and expanded, allowing you to found a dynasty, build cities, and chart the course of your nation in more depth and with more control then ever before!
Yay!

O interessante das regras do Kingmaker é que ele não coloca o reino acima da aventura. Você pode perfeitamente conciliar os turnos de administração do governo com o de aventuras. Ponto para a Paizo. E sobre ser rei, o que mais precisa ser dito? Se não fosse bom as pessoas não iam matarem-se por qualquer trono mequetrefe por aí.

3. Theater of War. A dramatic system for running massive battles gives you a way to quantify your tales of battle. Lead skirmishes between war bands, decide the outcome of legendary battles, or even take your nation's knights toe to toe against the towering tarrasque!

Não é exatamente novo, você vai encontrar inclusive regras para combate em massa no Guia da Trilogia, mas batalhas em massa nunca são demais.

2. On Your Honor. Honor points allow your valorous knight, your noble samurai, your rogue with a criminal code, or any other character with rigid guiding principles to gain benefits from their strict lifestyles. Choose a code to live by or create your own!

Ignorando outro subsistema e contas de pontos para fazer, a ideia de que qualquer um pode seguir um código de conduta e ganhar benefícios por isto é beeem legal, e me faz querer, pelo menos, pensar em algo do gênero para usar nas minhas campanhas de Tormenta RPG.

É provável que esse acabe sendo minha primeira compra da linha depois de ter comprado e lido o básico, e vocês, o que acharam?

Um comentário:

  1. Eu acho seriamente que voce poderia querer considerar olhar os seguintes livros: Advanced Player Guide, Gamemastery Guide, Inner Sea World Book. O corebook é apenas uma atualização de sistema bem seca, as inovações vieram nos livros subsequentes.
    Outra coisa é que o downtime é dos personagens e não dos jogadores.
    Porfim eu estou animado, a Paizo deu uma derrapada no Ultimate Combat e Ultimate Magic (não que sejam ruins, mas não tinha a magia dos outros livros), mas recuperou bastante do crédito com o Advanced Race Guide, o suficiente para acreditar que o Ultimate Campaing será algo bem interessante. Pena que não houve playtest igual ao Mythic Adventures.

    ResponderExcluir